sábado, 22 de maio de 2010

SUCESSÃO TRABALHISTA


SINDACS/BA encaminha lista dos 871 agentes do Grupo 1 que aderiram ao acordo judicial
O SINDACS/BA encaminhou à Procuradoria do Município e à Justiça do Trabalho (TRT 5ª Região) a listagem com os nomes dos 871 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do Grupo 1 que aderiram ao acordo judicial global. O Sindicato pede o cumprimento das obrigações financeiras e acessórias do Município de Salvador.
De acordo com a Cláusula 18, o Município de Salvador compromete-se a registrar em seu sistema de gestão pessoal o tempo de serviço dos trabalhadores, considerando a sucessão trabalhista e tomando como base a data de admissão na Real Sociedade. A Prefeitura também se comprometeu, de acordo com a Cláusula 19 do acordo, a regularizar a concessão de férias - referente ao período da Real Sociedade - dos trabalhadores até o dia 31 de dezembro de 2010.

Prorrogado prazo para eleição dos representantes da comissão do Colegiado

Prorrogado prazo para eleição dos representantes da comissão do Colegiado
A Direção Estadual do SINDACS/BA solicita aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) das 17 subcoordenações que escolham, entre si, dois representantes para participar da comissão que acompanhará as reuniões do Colegiado do CCZ, juntamente com o Sindicato.
Os representantes eleitos deverão se apresentar munidos da lista assinada pelos votantes na sede do SINDACS/BA até o dia 19 de maio. Caso alguma subcoordenação não consiga apresentar os nomes dentro do prazo estipulado, deve entrar em contato com o Sindicato através dos telefones (71) 3321-2632 / 3321-2134.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasil tem mais de 440 mil casos de dengue neste ano


Número quase dobrou com relação ao mesmo período de 2009.
Balanço do Ministério da Saúde foi divulgado nesta segunda-feira (10).


Um balanço da dengue divulgado, nesta segunda-feira (10), pelo Ministério da Saúde revelou que o número de casos da doença no Brasil quase dobrou em relação ao ano passado.
Veja o site do Jornal Nacional
Em um hospital de Belo Horizonte, metade dos pacientes atendidos, por dia, está com os sintomas da dengue. Eles recebem uma senha especial, passam por um guichê exclusivo e são encaminhados até um consultório onde um médico só atende a pessoas com sintomas da doença.
Os pacientes com sangramento ou com dengue pela segunda vez são os que mais preocupam os médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, de janeiro a 3 de abril de 2010 foram registrados 447.769 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, o número correspondia a 248.970.
saiba mais
  • Belo Horizonte já registrou mais de 15 mil casos de dengue
  • Minas Gerais registra 12 mortes por dengue hemorrágica neste ano
São Paulo é o estado que teve o maior crescimento no número de casos. Em 2009, eram 2.681 doentes, contra 63.148 neste ano. Minas Gerais é o estado com mais doentes: 98.261.
A Região Nordeste foi a única onde houve redução dos casos de dengue. De janeiro a abril de 2009, foram registradas 97.115 ocorrências da doença. Em 2010, no mesmo período, foram 28.815 doentes.
A recomendação é que ao aparecerem os primeiros sintomas, como febre alta e desidratação, a pessoa procure um médico imediatamente.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Estratégia para a votação do PL 6111/2009 em 2010

CONACS DEFINE ESTRATÉGIAS PARA APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL

26/02



A CONACS seguindo a mesma forma de trabalho do ano de 2009, iniciou o ano de 2010 planejando as estratégias de atuação da entidade em busca da aprovação final do PL 6.111/09, de Autoria da Senadora Patrícia Saboya (CE).
Assim, embora o Congresso Nacional tenha voltado do recesso parlamentar dia 02 de fevereiro, apenas na próxima semana as Comissões Permanentes serão instaladas e começarão a dar andamento nos projetos.
Buscando antecipar os trabalhos, nessa semana a CONACS, através de sua presidente Ruth Brilhante e a Diretora Maricleide Souza (PE), esteve reunida com os Deputados Federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Fátima Bezerra (PT/RN) e Pedro Chaves (PMDB/GO), e na oportunidade apresentaram as propostas da categoria para os encaminhamentos necessários a aprovação do PL 6.111/09.
Dra. Elane Alves, Assessora Jurídica da CONACS apresentou um estudo completo sobre o PL 6.681/09 de autoria do Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), e por deliberação dos Diretores da CONACS, propôs o apoio do Deputado Raimundo Gomes de Matos ao PL 6.111/09, e que os pontos positivos do PL 6.681/09 sejam usados como emendas ao Projeto de Lei do Senado Federal, de autoria da Senadora Patrícia Saboya.
Segundo Dra. Elane: “... essa é a melhor estratégia, pois o PL 6.111/09 teve origem no Senado Federal e então, a sua aprovação é mais rápida, pois ainda que se faça alterações no texto atual, o PL 6.111/09 retorna ao Senado Federal apenas para uma única votação no Plenário, ou seja, não precisará passar novamente por nenhuma outra Comissão, ao passo que, o PL 6.681/09, tem origem na Câmara e ainda necessitará de ser analisado pelas Comissões do Senado Federal, correndo o risco de haver alguma alteração no seu texto e por isso ainda ter que retornar a Câmara
O Deputado Raimundo Gomes de Matos em acordo com a CONACS apresentou na última quarta-feira (24/02) um requerimento, em que solicita ao Presidente da Câmara um novo despacho aos PL 7495/06, PL 6.111/09 e PL 6.681/09, sendo que o principal motivo desse requerimento é agilizar o processo de votação do Piso Salarial.
Ruth Brilhante ao comentar sobre essa estratégia, de forma entusiasmada afirmou que: “ ...é até engraçado como as respostas aos nossos problemas aparecem... não basta a gente ter mobilização, mas antes de trazer todo mundo pra cá, tem que ter estratégia, saber como agir em cada momento, e o momento agora é de saber escolher o melhor caminho, e tenho certeza que estamos muito bem orientados por nossa assessoria e pelos nossos Parlamentares, e vamos conseguir aprovar o nosso Piso Salarial.”
Nos próximos dias, sendo atendido o Requerimento do Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), todos os projetos do Piso Salarial que estão apensados ao PL 7495/06, passarão por 4 Comissões de mérito, ou seja, Comissão de Finança e Tributação (CFT), Comissão de Seguridade Social (CSS), Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público (CTASP) e Comissão de Educação e Cultura (CEC), além da CCJ, que ainda fará o juízo de admissibilidade e constitucionalidade desses Projetos.
E é exatamente por estar em 4 Comissões de mérito, o Regimento Interno da Câmara de Deputados, prevê que o Presidente Michel Temer deverá criar uma Comissão Especial para analisar todos os Projetos, que tratam do Piso Salarial dos ACS e ACE, em uma única Comissão terminativa.
Assim, em resumo, a tramitação do PL 6.111/09, bem como os demais apensados ao PL 7495/06, graças a essa brecha regimental economizará aproximadamente 8 meses, sendo a expectativa da CONACS que a aprovação do Projeto de Regulamentação do Piso Salarial ocorra antes mesmo do meio do ano.
Outros encaminhamento estão sendo tomados e a qualquer momento teremos novas notícias.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DENÚNCIA CONTRA OS FUNASEIROS

Quem sofrer assédio moral, assédio sexual ou qualquer espécie de abuso da parte

dos funaseiros,deve se dirigir à COMISSÃO DE SINDICÂNCIA (FUNASA/CORE/BAHIA-

RUA DA GRAÇA , 401 BAIRRO GRAÇA SALVADOR BAHIA) TEL 3235-0684.

SINDICANTES: ANA MARISE PEREIRA GOMES E SUI LAM APARECIDA RODRIGUES VALLE.