quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Urgente!!!

|15/12/2011| A Direção Estadual do Sindacs/Ba, vem informar que a reunião prevista para o dia 16/12/2011, às 16:00 horas na frente da Prefeitura de Salvador, foi cancelada, e pedimos aos trabalhadores que aguardem maiores informações, a partir de segunda feira, dia 19/12/11.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Governo diz que 48 cidades do país correm risco de epidemia de dengue...

Governo diz que 48 cidades do país correm risco de epidemia de dengue
Três são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).
As 48 cidades, de 16 estados, somam 4,6 milhões de moradores.

Naiara Leão
Do G1, em Brasília

14 comentários
LISTA DE MUNICÍPIOS EM RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

UF
Cidades

Acre
Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard

Alagoas
Arapiraca e Palmeira dos Índios

Bahia
Ilhéus, Itabuna, Jequié e Simões Filho

Mato Grosso
Cuiabá

Minas Gerais
Governador Valadares

Pará
Dom Elizeu, Marabá, Paraupebas e Tucuruí

Paraíba
Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó

Paraná
Guaíra, Loanda, Nova Londrina e Sarandi

Pernambuco
Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Camaragibe, Floresta, Guaranhuns e Santa Cruz do Capibaribe

Piauí
Água Branca e São Raimundo Nonato

Rio de Janeiro
Itaboraí e São Fidelis

Rio Grande do Norte
Currais Novos e Mossoró

Rondônia
Buritis, Espigão D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho

Roraima
Bonfim, Mucajal, Pacaraíma

São Paulo
Catanduva

Sergipe
Laranjeiras e Maruim


Dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (5), mostram que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue.

Cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem nessas cidades, segundo o governo federal.

As 48 cidades estão em 16 estados e três delas são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), segundo o ministério - confira lista de municípios ao lado.

O Liraa não identifica os casos de dengue no país, mas mostra em quais cidades há mais focos do mosquito transmissor.

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde foram coletados em 561 municípios nos meses de outubro e novembro deste ano.

Em 2010, o número de cidades em risco era exatamente a metade, 24. No entanto, na ocasião foram consideradas 370 cidades, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as cidades com mais de 4% de infestação (quantidade de casas infectadas a cada 100 residências) são consideradas em risco, de acordo com padrões internacionais.

As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 236 cidades em alerta e 277 em baixo risco.

'Vencer a batalha'
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a situação dessas 48 cidades é especialmente delicada porque o período mais intenso de chuvas – que beneficiam a proliferação do mosquito – ainda não chegou.

“Classificamos eles exatamente pela previsão de que em janeiro, fevereiro, haja infestação ainda maior. Eles estão no momento final para vencer a batalha”, disse.

Padilha afirmou que essas cidades receberão uma orientação especial sobre como combater as infestações.

Além disso, o ministério está repassando R$ 90 milhões para ações de prevenção em 989 municípios, informou Padilha.

As cidades que atingirem metas de redução dos casos de doença e de infestação no ano que vem poderão receber 20% a mais da verba.

Locais de proliferação
Nas regiões Norte e Sul, os mosquitos transmissores da dengue estão concentrados principalmente no lixo, enquanto no Nordeste e no Centro-Oeste o problema está relacionado ao abastecimento de água, pois a maioria dos focos foram encontrados em caixas de água e poços.

Redução de casos
Segundo o ministério, houve redução de 25% dos casos suspeitos da doença registrados até novembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2011, foram 742 mil casos de dengue, enquanto em 2010 foram registrados 985 mil até novembro.

A maior redução foi registrada no Centro-Oeste, onde houve 211 mil casos no ano passado e 48 mil neste ano, redução de quase 80%. Sul e Sudeste também tiveram redução de 13% e 25%, respectivamente. O Norte e o Nordeste, porém, aumentaram os casos em 28% cada um.

Para o ministro, um dos motivos da redução é a intensificação da vigilância por meio do programa que utiliza o microblog Twitter para identificar os locais de risco. Por meio da página do ministério, a população manda informação em tempo real sobre casos suspeitos em sua região.

Com isso, a Saúde produz um relatório semanal e alerta os municípios de forma rápida, antes que epidemia se instale. “A ferramenta que busca descobrir se há comentário, se as pessoas se antecedem a notificação dada pelo município. Com esse dado, o ministério vai saber se a vigilância e a notificação estão sendo corretas”, informou Alexandre Padilha.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sindacs/BA tem programação especial para o "Dia dos ACS e ACE"

|01/12/2011| No dia 13/12, é comemorado o "Dia dos ACS e ACE", em Salvador, a comemoração vai ser realizada no Clube dos Funcionários Públicos da Bahia, localizado na região metropolitana de Lauro de Freitas. O evento vai ter início às 9h e vai até às 17:30h. Na confraternização deste ano vai ter atrações musicais, sorteio de brindes, grupos de dança, lazer, banho de piscina e futebol, a animação está garantida!
Participe da nossa festa!
Coordenação de Eventos do Sindacs/BA

Serviço:

Confraternização do Dia dos
ACS e ACE
Dia 13/12/11
Horário: 9h às 17:30h
Local: Clube dos Funcionários
Públicos da Bahia (Lauro de Freitas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


GOVERNO DO CEARÁ DECLARA APOIO AO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE

15/08
O 2º Seminário Estadual promovido pela Comissão Especial aconteceu em Fortaleza no último dia 12/08, tendo sido alcançado o seu objetivo pois o Governo do Estado além de declarar apoio a Proposta da CONACS e a regulamentação da EC 63/10, afirmou já pagar sozinho o valor de R$ 640,00 a mais de 8.000 ACS.
Com a presença de mais de 3.000 ACS e ACE do Estado do Ceará na Assembléia Legislativa, o 2º Seminário sobre “ O PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE E SEU FINANCIAMENTO PELOS GOVERNOS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS”, coordenado pelo Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos PSDB/CE, consolidou vários posicionamentos fundamentais para a regulamentação do Piso Salarial, sendo o principal deles a efetiva contrapartida do Governo do Estado do Ceará aos ACS.
Segundo a presidente da FASEC (Federação dos Agentes de Saúde do Estado do Ceará) Sra. Edilza Andrade, “tiro o chapéu para o nosso Governo Estadual, eu tenho receio é dos prefeitos, que ainda estão descumprindo a própria EC 51!”
No Estado do Ceará, o Governo Estadual assumiu o vínculo empregatício de mais de 8.000 ACS, estando esses profissionais cedidos aos municípios sem qualquer ônus. Essa contrapartida, representa hoje mais de 70% do salário de todos os ACS do Estado. Dessa forma, os municípios que mantém os ACS contratados pelo Estado, recebem o incentivo do Governo Federal de R$ 750,00 por ACS sem que necessariamente utilize esse valor para custeio na contratação dos mesmos.
Mais uma vez, ficou provado que a regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE é uma questão de diálogo com os gestores. Ruth Brilhante, desafiou a categoria que lotou a Assembléia Legislativa e lançou a proposta de uma grande mobilização nacional, em caráter de vigília na porta do Governo Federal. “Gente não vamos aceitar que nos empurrem com a barriga, agora é a história da crise mundial, e a nossa crise? Eu sozinha lá em Brasília não resolvo nada, preciso de todo mundo lá.... posso contar com vocês?! Vamos dormir, comer, banhar, dançar , gritar se for preciso, vamos mostrar pra todo mundo que vamos vencer ainda que pelo cansaço!”
Nessa semana, acontecerão 3 outros seminários, dia 18/08 será em Salvador/BA, e dia 19/08 acontecerão 2 seminários, em João Pessoa/PB e em Campo Grande/MS.
 A CONACS pede que todos esses Estados fiquem mobilizados, participem com o maior número possível de ACS e ACE e busquem o apoio dos Governos Estaduais e Municipais à proposta apresentada pela CONACS para a regulamentação da EC 63/10.