sexta-feira, 12 de março de 2010

Brasil cria inseticida biológico contra mosquito da dengue

Depois de quase três anos de estudos, a Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criou um inseticida biológico capaz de matar as larvas do mosquito da dengue em 24 horas. A pesquisadora Elizabeth Sanches, que coordena o projeto, informou que o comprimido é inofensivo ao meio ambiente e à saúde humana e pode ser dissolvido em até 50 litros de água.“A pastilha é colocada dentro da caixa d’água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, a larva fica paralisada e impossibilitada de alimentar-se e morre depois de 24 horas. Além disso o efeito do inseticida dura até 21 dias”.Paralelamente, a equipe da pesquisadora desenvolveu dois bioinseticidas: um contra o mosquito que transmite a malária e um contra a o transmissor da elefantíase. “Já estamos com o edital pronto para buscar parcerias empresariais para a produção dessas formulações,” adiantou a pesquisadora.Atualmente todos os bioinseticidas usados no país são importados. A Fiocruz tem seis produtos totalmente nacionais, prontos para a fabricação em larga escala. A Farmanguinhos, que detém a patente desses produtos receberá os royalties pela comercialização e irá fiscalizar o processo de produção dos inseticidas nas empresas parceiras.
Fonte: aratuonline.com

4 comentários:

  1. só acho que como a pastilha dura somente 21 dias, e´ mais fraca do que o fersol usado no combate as larvas usada hoje pelo ACE . Dessa forma são trabalhados 6 ciclo durante o ano, deste modo como a potencia da pastilha de combate ás larvas do mosquito é mais fraca . Então será trabalhados 12 ciclos no ano ?
    Em algumas localidades os ACE voltam de 2 em 2 meses as residencias para fazer novos tratamento, sendo assim o fersol dura em média de 45 a 60 dias .
    Para qualquer outro produto entrar na escala de trabalho do combate a dengue é preciso ter uma éficacia de mais de 60 dias . pois em algumas localidades o produto usado para esse fins já não está fazendo efeito .

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM O COMENTARIO ACIMA...
    NO PONTO DO TEMPO DE EFICACIA DA PASTILHA ,MAS EM RELAÇÃO A PRESERVAR A SAUDE DOS ACES E MELHOR Q O FERSOL....

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM O COMENTARIO ACIMA...
    NO PONTO DO TEMPO DE EFICACIA DA PASTILHA ,MAS EM RELAÇÃO A PRESERVAR A SAUDE DOS ACES E MELHOR Q O FERSOL....2

    ResponderExcluir
  4. LEGAL, AS PASTILHAS GOSTEI ....

    ResponderExcluir