segunda-feira, 1 de março de 2010

Números!!!

Dobra número de casos de dengue no Brasil.

Até o dia 13, foram notificados 108.640 pacientes, 109% a mais que em 2009
O número de casos de dengue no Brasil dobrou em relação ao ano passado. Até o dia 13, foram notificados no País 108.640 pacientes com a doença, 109% a mais do que no mesmo período de 2009. Cinco Estados registram epidemia: Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Juntos, eles respondem por 71% dos casos da doença no País. Cinco cidades (Campo Grande, Goiânia, Rio Branco, Porto Velho e Aparecida de Goiânia) foram responsáveis por 34% dos casos de todo o País. Até agora, foram contabilizadas 21 mortes, menos do que as 32 registradas em 2009.

Apesar da concentração inicial, o Ministério da Saúde alerta que vários Estados, sobretudo do Nordeste, estão suscetíveis ao aumento do número de infecções. Entre as cidades mais vulneráveis estão Fortaleza, Recife e Salvador.

"Obviamente estamos preocupados ", afirma o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. A maior atenção gira em torno dos Estados do Nordeste. Tradicionalmente, o ciclo de transmissão da doença na região aumenta a partir de março. Diante dessa situação, um novo alerta foi enviado para governadores de todos Estados nordestinos e prefeitos das capitais. Embora o coordenador ressalte a importância do combate do criadouro do Aedes aegypti, transmissor da doença, admite: "Enquanto não houver vacina, o combate ao mosquito vai ser difícil".

Apesar da dificuldade e da proximidade do pico de transmissão, Coelho afirma que ainda há tempo de ações de prevenção. "O aumento registrado no Centro-Oeste certamente servirá de exemplo " Desde o ano passado, porém, secretários municipais e estaduais de saúde estavam alertados sobre o aumento do risco da doença.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro mostrava que 71,3% dos municípios analisados eram considerados de risco ou em estado de alerta para dengue. O número de pessoas vivendo nessas áreas era de 2.015.791, o dobro do registrado no levantamento feito 2008. A partir do levantamento, secretários podem detectar as áreas de risco e fazer trabalho de combate ao mosquito transmissor.

O coordenador não quis associar o aumento de casos a falhas na prevenção. Ele atribui o comportamento da doença neste ano a vários fatores: altas temperaturas, grande volume de chuvas e o retorno da circulação do tipo de vírus Dengue 1. Esse subtipo ficou vários anos com circulação restrita e, por isso, há um grande número de pessoas suscetíveis à infecção. A dengue é provocada por 4 subtipos de vírus. Quando uma pessoa é infectada por um subtipo, ela fica imunizada, mas apenas para esse subtipo

Além dos Estados com epidemia, foram registrados aumento do número de casos de dengue em outros 6 Estados e no Distrito Federal. São Paulo apresenta uma tendência de aumento de transmissão. Até agora, foram registrados 2.930 casos, a maior parte registrada nas cidades de São José do Barreiro, Ribeirão Grande, Ituverava e Araçatuba. No Distrito Federal a situação é semelhante: cresceu o número de casos, no entanto, o porcentual ainda é pequeno em relação à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário